Nosso Blog
06/03/2013

SNGPC para antimicrobianos

Como-o-SNGPC-Remoto-pode-ajudar-sua-farmacia
Guia de Conteúdo

Márcia Gonçalves, Coordenadora do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária escreve para os leitores da Revista Farmacêutico RT.

Neste artigo ela destaca o início da escrituração de antimicrobianos previsto para iniciar no mês de Abril.

O SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE PRODUTOS CONTROLADOS – SNGPC é referência no país como um sistema de informação de vigilância sanitária essencial no monitoramento e controle da comercialização e do uso dos medicamentos controlados, dispensados em farmácias e drogarias.
Em uso desde 2007, é atualmente o sistema de informação mais procurado da Anvisa.

Com uma média de 15 mil acessos diários o SNGPC recebe uma média de 8 mil arquivos XML/dia. Seu objetivo inicial era o de contribuir com a fiscalização e controle sanitário da dispensação dos medicamentos em estabelecimentos farmacêuticos, servindo como um instrumento facilitador aos profissionais de vigilância sanitária, bem como aos farmacêuticos que passaram a realizar de forma eletrônica, o controle antes feito manualmente.

Com o passar do tempo, percebemos que o banco de dados criado com as informações recebidas de todo o país, não era útil apenas ao controle e fiscalização. Na verdade tínhamos em mãos uma importante fonte de informação capaz de auxiliar no monitoramento farmacoepidemiológico do consumo de medicamentos no Brasil e, com isso, contribuir significativamente para a gestão de riscos relacionados aos medicamentos.

Com esses dados, passamos a publicar semestralmente o boletim de farmacoepidemiologia do SNGPC, que está na sua quarta edição e que se tornou uma reconhecida ferramenta de retroalimentação das informações à sociedade. Temas atuais como inibidores de apetite e metilfenidato foram destaque nas suas últimas edições. Além disso, podem ser consultados no hotsite do SNGPC (www.anvisa.gov.br/sngpc) os cinco princípios ativos nas formulações industrializadas e manipuladas mais consumidos por  unidades da Federação.

E foi nesta perspectiva que a Anvisa estabeleceu o SNGPC como sistema de monitoramento e controle a ser utilizado também para receber as informações das dispensações dos medicamentos antimicrobianos no Brasil. Para isso dedicamos os últimos anos  aperfeiçoando e preparando o sistema para que ele seja capaz de receber informações antes não previstas para os medicamentos controlados, como dados de idade e sexo do paciente, exigidos para os antimicrobianos.

Também aproveitamos o momento para realizar as alterações necessárias para o melhor funcionamento do SNGPC, de acordo com as sugestões recebidas durante seus cinco anos iniciais. Como exemplo, podemos citar a nova forma de confirmação de inventário, que será feita por meio de arquivo XML e não mais por acesso ao ambiente SNGPC. Esse acesso que demandava tempo e maior risco de erros de digitação para o farmacêutico.

Atualmente os desenvolvedores de software, sistema informatizado utilizado pelas farmácias e drogarias para geração do arquivo XML, estão realizando testes junto ao ambiente de homologação do SNGPC. Assim, os farmacêuticos devem ficar atentos e verificar com o fornecedor de seu software se ele estará preparado para começar a escriturar a movimentação dos antimicrobianos a partir de 16 de abril, prazo estabelecido pela Instrução Normativa nº 1/2013.

Por fim, agradecemos a todos os farmacêuticos que encararam o desafio de passar a realizar a escrituração eletrônica dos medicamentos, alterando seus hábitos de registro manual já consolidados há décadas e esperamos contar com todos em mais um momento de transição que contribuirá para a consolidação do reconhecimento do SNGPC como um instrumento fundamental para a vigilância sanitária.

Márcia Gonçalves
Farmacêutica, Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária, Mestre em Vigilância Sanitária. Atua como coordenadora do SNGPC desde 2009.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA

Fonte : Revista Farmacêutico RT – Edição de Março/Abril 2013
www.cmasistemas.com.br

Cláudio Ferreira

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + treze =

SNGPC Remoto

Categorias

Veja Também

SNGPC antibióticos

Classe terapêutica do medicamento – SNGPC antibióticos

O Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) é uma ferramenta essencial para farmácias e drogarias que lidam com medicamentos sujeitos a controle especial e antimicrobianos. A CMA Sistemas é uma empresa que fornece

SNGPC em 2024

SNGPC de volta em 2024? Confira as novidades

Em 2024, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se prepara para um importante marco na gestão de medicamentos controlados no Brasil: o relançamento de uma versão de testes do Sistema Nacional de Gerenciamento de

ANVISA passou a exigir dados do paciente para os antimicrobianos.

Dados do PACIENTE – SNGPC Antimicrobianos

O Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) é um instrumento eletrônico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que tem como objetivo controlar a comercialização de medicamentos sujeitos a controle especial. Através deste