• Home
  • Blog
  • Psiquiatra aponta prescrição indiscriminada de ansiolíticos
Nosso Blog
05/28/2012

Psiquiatra aponta prescrição indiscriminada de ansiolíticos

prescrição indiscriminada de ansiolíticos
Guia de Conteúdo

Psiquiatra aponta prescrição indiscriminada de ansiolíticos

21/01/2012 – 11:43

Brasília – Prescrição indiscriminada e uso excessivo podem ser algumas das explicações para o alto consumo de ansiolíticos, remédios usados para controlar ansiedade e tensão. A avaliação é do psiquiatra Dartiu Xavier da Silveira, coordenador do Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Dados divulgados nesta sexta-feira (20) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mostram que os ansiolíticos foram os medicamentos com receita controlada mais consumidos no país entre 2007 e 2010. O princípio ativo clonazepam, base do remédio Rivotril, lidera o ranking, com cerca de 10 milhões de caixas vendidas somente em 2010.

Segundo o psiquiatra, os ansiolíticos têm sido indicados por profissionais de diversas áreas. “Sabemos que médicos de várias especialidades prescrevem esses remédios, sem necessariamente ser psiquiatras. Não há restrição, mas é como se eu [psiquiatra] passasse a receitar antibiótico. Não sou a pessoa mais adequada”, diz Silveira.

O psiquiatra citou pesquisa feita em 2011 pela Unifesp, segundo a qual os ansiolíticos, conhecidos como calmantes, correspondem a 35% dos medicamentos psiquiátricos prescritos nos hospitais gerais da cidade de São Paulo.

Este não é, porém, o único fator que pode explicar o boom dos calmantes no Brasil, ressalta Silveira. O uso descontrolado também está entre os fatores. É cada vez mais comum recorrer aos tranquilizantes para enfrentar o estresse e as dificuldades da vida cotidiana. O pior é esse tipo de remédio provoca dependência. “As pessoas tendem a buscar uma pílula mágica para lidar com os problemas”, diz o médico.

De acordo com Silveira, das 600 consultas mensais feitas pelo Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes da Unifesp, 50 são de pessoas viciadas em calmantes. A princípio, a maioria usa o remédio com indicação médica. Depois, passa a querer doses maiores e acaba partindo para a compra ilegal.

Para Dartiu Silveira, o melhor monitoramento do consumo dos ansiolíticos no país reflete também os números elevados. Atualmente, o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) da Anvisa têm cadastradas 41.032 farmácias e drogarias, equivalente a 58,2% do total dos estabelecimentos autorizados pela agência reguladora a vender medicamentos controlados.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × cinco =

SNGPC Remoto

Categorias

Veja Também

SNGPC Anvisa – finalizar inventário

  SNGPC Anvisa – finalizar inventário Este tutorial ensina alguns conceitos básicos de finalização de inventário no SNGPC Anvisa. Porque finalizar, Como finalizar, quando finalizar o seu inventário na ANVISA. INDICE : 1. SNGPC: finalizar

SNGPC Acesso

  Aqui apresentamos informações gerais de acesso ao SNGPC para drogarias que nunca trabalharam com esse sistema podem ter uma visão geral. Importante lembrar que nesse post não se encerram todas as informações sobre esse

O-que-o-farmaceutico-faz-no-SNGPC

O que o farmacêutico faz no SNGPC?

A principal função do farmacêutico na utilização do SNGPC é efetuar o registro de todos os medicamentos controlados que são vendidos na farmácia. O profissional também é responsável pela conferência destes fármacos no sistema. Para